Segurança no Trabalho

Segurança no Trabalho

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A Ulficlinica está devidamente autorizada pela ACT para a prestação dos serviços de Segurança no Trabalho, nomeadamente para as atividades e trabalhos de risco elevado, conforme consta no art.º 79 da Lei 102/2009 de 10 de Setembro:

a) Trabalhos em obras de construção, escavação, movimentação de terras, de túneis, com riscos de quedas de altura ou de soterramento, demolições e intervenção em ferrovias e rodovias sem interrupção de tráfego;
d) Atividades que envolvam a utilização ou armazenagem de produtos químicos perigosos suscetíveis de provocar acidentes graves;
g) Atividades que envolvam contato com correntes elétricas de média e alta tensões;
i) Atividades que impliquem a exposição a radiações ionizantes;
j) Atividades que impliquem a exposição a agentes cancerígenos, mutagénicos ou tóxicos para a reprodução;
l) Atividades que impliquem a exposição a agentes biológicos do grupo 3 ou 4;
m) Trabalhos que envolvam exposição a sílica.

O principal objetivo da Ulficlinica perante os seus clientes é de promover a Segurança para tornar os locais de trabalho mais seguros, mais saudáveis e mais produtivos, através da promoção de uma cultura de prevenção de riscos.

A Lei 102/2009 de 10 de Setembro define as obrigações de cada interveniente, quer seja o trabalhador, o empregador ou a entidade prestadora de serviços, enumerando as obrigações e responsabilidades que cabe a cada um. E é de acordo com esses requisitos que a Ulficlinica molda a sua prestação de serviços, promovendo a sensibilização na área da Segurança no Trabalho junto das empresas clientes e concebendo e desenvolvendo soluções eficazes nas avaliações de riscos dos locais e postos de trabalho.

A Ulficlinica procede à avaliação das condições de Segurança e Higiene no Trabalho das empresas, resultando na emissão de Relatório de Vistoria onde são identificadas todas as anomalias presentes, ações corretivas e preventivas, informação sobre requisitos legais adequados à realidade da empresa, assim como são fornecidos registos/impressos no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, como por exemplo informação e consulta aos trabalhadores, registo de epi’s, lista de acidentes de trabalho e baixas médicas, procedimentos de primeiros socorros, registos de manutenção, registo de informação aos trabalhadores em matéria de riscos profissionais, entre outros.

Caraterização dos serviços prestados:

  • Vistorias técnicas e avaliação de riscos dos postos de trabalho;
  • Estudos e avaliações técnicos, nomeadamente: Ruído, Iluminância, Temperatura, Humidade e Velocidade do Ar;
  • Medidas de Autoproteção – Planos de Segurança Interna;
  • Deteção, prevenção, análise e registo de acidentes de trabalho;
  • Elaboração de Manuais de Segurança;
  • Elaboração de Planos de Segurança e Saúde no Trabalho (projeto/obra);
  • Estudos de sinistralidade;
  • Consulta aos trabalhadores;
  • Informação aos trabalhadores;

Coordenação de Segurança (projeto/obra).